Informação para Autores

O artigo deverá, obrigatoriamente, ser entregue no arquivo word disponibilizado pela revista. Características comuns a todos os tipos de artigos: devem ser redigidos em formato word, fonte Arial 11 em todo o texto. Entretanto, título com fonte 12 e em negrito e identificação laboral dos autores com fonte 10. Margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita e espaçamento 1,5. Parágrafos com recuo de 1. As figuras devem ser entregues à parte fora do arquivo principal mesmo havendo menção delas no texto. Devem ser entregues dois arquivos em word do mesmo artigo: um completo com os nomes dos autores e filiação e um outro sem estes requisitos, pois será destinado aos revisores. O artigo, ao ser recebido, terá seu nome modificado pela equipe de editoração, sendo o seu número de recebimento. O artigo deverá ter a primeira parte em português e a segunda parte será o mesmo artigo com sua tradução para o inglês ou espanhol e esta última, totalmente em itálico.

Somente as “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/REFERENCES” que devem ser únicas, sem a necessidade de repeti-las, ficando ao final da segunda parte. Para os artigos científicos, artigos revisionais e resenhas críticas: devem conter de 15 a 25 páginas e, no mínimo, 30 referências de literatura. Para as notas de pesquisa, relatos de caso/experiência e artigos breves: devem conter de 10 a 20 páginas e, no mínimo, 20 referências de literatura. As citações devem obedecer aos seguintes critérios APA, tanto no texto como nas referências bibliográficas.

O artigo devem conter título, nome dos autores, identificação laboral (afiliação e email para correspondência), resumo (máximo de 200 palavras cada), palavras-chaves (4 a 6), introdução (objetivos ao final), metodologia, resultados e discussão, considerações finais, declaração de conflitos de interesses, agradecimentos (se pertinente), referências bibliográficas e anexos (se pertinente). Em caso de artigos revisionais ou resenha, nos mesmos devem ser retirados a metodologia e os resultados para substituir por um corpo único. Se for uma meta-análise, a metodologia e os resultados conservam-se. O mesmo é valido para a segunda parte do artigo, onde haverá sua tradução para a segunda língua (inglês ou espanhol), sem a repetir as referências bibliográficas que deverão ser únicas no formato “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/REFERENCES” ou “REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS”, ficando ao final da segunda parte. Quanto aos itens e subitens, deve obedecer a seguinte lógica:

  • Nível 1: letras maiúsculas e negrito.
  • Nível 2: letras maiúsculas.
  • Nível 3: letras minúsculas e negrito.
  • Nível 4: letras minúsculas em itálico.
  • Nível 5: letras minúsculas.
  • I. Nível 1: Um número romano e negrito.
  • 1. Nível 2: Um número arábico.
  • 1.1. Nível 3: Dois números arábicos em itálico.
  • A) Nível 4: Uma letra maiúscula.
  • a) Nível 5: Uma letra minúscula.